Comissão de Residência Médica (COREME) da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - Estado de São Paulo. Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia
Pediatria
Supervisor: Dr. Anderson Azevedo Dutra
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Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora
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Residência Médica em Pediatria e em Neonatologia no Instituto da Criança (Faculdade de Medicina da USP)
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Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria
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Título de Especialista de Neonatologia pela Universidade de São Paulo – USP-SP
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Título de Intensivista Pediátrico pela Sociedade Brasileira de Pediatria e AMIB (Associação Médica Intensiva Brasileira)
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Médico responsável pelas UTIs Neonatais da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba
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Docente do curso de Medicina do UniSalesiano.
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Pós-graduação em Preceptoria para Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês
Vice-Supervisora: Dra. Mirela Fink Hassan Rufato
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Formada pela Universidade de Taubaté
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Residência Médica em Pediatria e em Neonatologia no Hospital Santa Lydia - Ribeirão Preto-SP
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Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
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Médica pediatra da UTI neonatal de Araçatuba
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Médica pediatra responsável pelo Serviço de Pediatria da Santa Casa de Penápolis e Hospital Unimed de Penápolis
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Médica concursada do Hospital Estadual de Promissão
Preceptores:
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Anderson Azevedo Dutra
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Cibele Cristina Castilho
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Leila Bou Farraj
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Luciana Botelho
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Mirela Fink Hassan Rufato
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Rhaisa Maschio Leandro
A residência em pediatria
Objetivos gerais
O Programa de Residência Médica em Pediatria, locado na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, apresenta como objetivos gerais:
• Formar Pediatras que prestem assistência integral ao ser
humano em crescimento e desenvolvimento;
• Que sejam capazes de buscar conhecimentos, transformando-os em ações de promoção e restabelecimento da saúde;
• Capazes de reproduzir estes conhecimentos na sociedade;
• Capazes de trabalhar em grupo, de forma organizada e eficiente.
O Programa será desenvolvido em 2 anos, com metodologia ativa com grau de complexidade crescente, visando criar conceito de educação médica permanente, dentro do contexto ético, legal e técnico de alto nível.
Objetivos intermediários
a) Primeiro ano (R1): Ao final do primeiro ano o médico residente deverá estar apto a:
• Avaliar o processo de crescimento e desenvolvimento da criança, considerando os seus desvios, características normais e intervenções necessárias;
• Reconhecer e analisar criticamente o contexto no qual a criança está inserida, aspectos sociais, culturais e econômicos;
• Valorizar o aleitamento materno, o parto natural, o vínculo mãe-filho;
• Compreender os conceitos de atenção primária, secundária, terciária, bem como as redes de atendimento, centrais de regulação do sistema;
• Reconhecer as doenças mais frequentes na infância, distinguindo o nível de complexidade e gravidade das mesmas;
• Reconhecer as causas mais frequentes de acidentes na infância;
• Realizar um atendimento pediátrico padrão, com boa relação médico-paciente e ótima técnica médica;
• Valorizar atendimento multidisciplinar na enfermaria e ambulatórios;
• Entender e promover médicos de prevenção de doenças na
infância, com ênfase no calendário nacional de vacinação.
b) Segundo ano (R2): Ao final do segundo ano o médico residente deverá estar apto a:
• Integrar todos os conhecimentos, adquiridos no primeiro ano, reconhecendo a importância do processo de crescimento, desenvolvimento da criança e do adolescente;
• Integrar os conhecimentos nas áreas biológicas, psicológica, sociais e culturais visando um bom atendimento e resolução de problemas; • Integrar os conhecimentos nas áreas de laboratório, métodos de imagem nas doenças mais prevalentes em pediatria;
• Compreender a importância da visão holística, integrada do ser social;
• Desenvolver técnicas, métodos de promoção da saúde na comunidade.
• Reconhecer e analisar criticamente os artigos científicos e participar
ativamente das atividades didáticas propostas;
• Operar equipamentos de suporte de vida, métodos de apoios ao diagnósticos e a realização de procedimentos para atendimento de
urgência-emergência.